Biologia e teorias de observação da vida


A reflexão sobre a biologia!

Nos dias que passam a observação do comportamento animal e humano trás-nos algumas peculiaridades!

Vejamos o comportamento evolutivo do peixe gato, que se desenvolveu em Nova Iorque, após ter sido colocado nos lagos, e se tornar uma espécie invasora e dominante. Provocando a eliminação das outras espécies de peixes.


O pormenor que relato aqui, não se trata sobre a sua dominância sobre os outros peixes, mas sim a alteração do comportamento, ao começar a incluir na sua dieta a carne, nomeadamente de aves, como o pombo. 

O que leva a ponderar em várias reflexões, mas a hipótese que coloco aqui é algo mais neste sentido, até que ponto descendendo de uma só origem, até que ponto nos deveremos de ver como espécies independentes?

Se todas as espécies, tem um nº limite de indivíduos, que possam ajudar o seu desenvolvimento natural e com alguma normalidade, dentro de uma evolução estruturada. Na observação em algumas espécies, verifica-se que quando atingem os limites esperados em cada território, apresentam comportamentos de elevado stress, como também indícios de agressividade, mais do que é usual.

Acabando por se eliminar gradualmente em prazo de semanas. Este comportamento verifica-se em formigas e nas abelhas.

Neste sentido, coloca-se a minha questão, será que deveremos analisar toda a situação de uma forma individual, cada espécie no seu local?

Até que ponto que todos nós, animais e plantas, teremos um botão que nos activa ou desactiva a possibilidade de sobrevivência, como activa também a autodestruição?

Contudo, em vez de ser um comportamento individual em cada espécie, até que ponto poderá ser algo mais estruturante, tendo em conta que descendemos da mesma bactéria?

As bactérias apresentam comportamentos autodestrutivos,  porque o mesmo faz parte do seu DNA! Agora toda a troca de comportamentos entre espécies diferentes, até que ponto não é potenciar o retorno a base biológica, daquilo que está no tronco comum que nos liga, e preparar a re-organização do planeta para um número que seja conciliador com a vivência entre espécies?

Isto porque os comportamentos:

  • Humanizado dos cães;
  • Gatos a apresentarem o comportamento de cães;
  • Peixes Gatos a apresentarem comportamentos como crocodilos e hipopótamos;
  • Abelhas, formigas e humanos apresentarem o seu comportamento social semelhante em grandes metrópoles. 
Há demasiada semelhança para ser analisada de forma separada. 

Até que ponto é que as baleias quando vêm parar as nossas costas, não apresentam comportamentos semelhantes a uma psicose por envenenamento de alguma substância que possa estar em determinada altura no mar?

Demasiada semelhança, e sentir-se que há uma ligação entre muitos comportamentos de todos os seres vivos, para serem só coincidências.

Fica a reflexão, para mais tarde reflectir com mais detalhe!


---------------------






Comentários