Moana e o valor da mulher

O valor da mulher...

no filme Moana conta a história de uma jovem guerreira que para salvar o seu povo, avança pelos oceanos para devolver o coração a deusa.

Entre o simbolismo da mãe natureza e o valor da mulher como sendo a que organiza as coisas, e luta até ao fim, mesmo duvidando do seu valor, do facto de ser escolhida pelo oceano/água, também no feminino, para devolver a vida a Deusa.

O simbolismo da mulher em salvar o mundo, tão esperado, e tão aguardado, entre um paganismo oculto, que passa pelas princesas aguardando pelo príncipe que as salva, desde a Branca de Neve, e Cinderela, Bela Adormecida, passando para a Bela que salva o Monstro, que o ajuda a humanizar-se, para a Rapunzel que passa a acreditar para além da sua torre, para a Mulan que avança pelo exercito, mascarando-se de homem, para conseguir salvar novamente o povo. 

E nas últimas vemos a 
  • Brave que não aceita casar-se com ninguém que não seja escolhido por si, que mexe na magia para salvar a sua mãe!
  • Moana  que assume o seu lugar como futura rainha do seu povo e necessita de proteger o seu povo.
Uma das coisas que se vê nos filmes da Disney, passa pela mitologia do sagrado feminino, onde a ligação a terra e a magia é considerado como algo natural, e não algo que possa ser colocado em causa. 

Onde a voz da sabedoria está a aliada a voz da loucura, entre pontos de reflexão que vão mais além do um filme que lança uma menina ao mundo!

O simbolismo do sagrado feminino, como base de uma sociedade mais justa onde o amor possa ser vivido na sua plenitude, em comunicação com todas os seres vivos, sejam animais ou plantas!

Este filme não fala só da mulher! 
Fala também da perda do homem, pelos últimos 1000 anos, nas suas conquistas pelos impérios, pelo resgate do coração da TERRA.

Perdeu-se da comunicação com o restante mundo mágico, e desta forma é como se fosse da missão das mulheres, restaurar o coração a Mãe Natureza, para acalmar a sua irá e potenciar a possibilidade de vivermos, antes de ela nos envenenar...

Do papel da sensibilidade que nos foi pedido para assumirmos, pedem agora que possamos salvar o mundo... e neste ponto como alteramos o destino, se em todos os momentos é resgatado a nossa vida, colocando-nos em constante obrigação pelos deveres que temos de fazer?

Também é devolvido de alguma forma a possibilidade de acalmarmos a nossa ira ligando-nos a Terra... é neste sentido que nos é devolvido a nossa essência!


E fica a reflexão!





Comentários