A educação de uma criança?


A educação de uma criança?


Nos dias que correm, a percepção dos valores de família, encontra-se por vezes desvirtuada, perdida por entre todos os encantos de uma vida infértil, que se baseia na vivência a distância de todas as emoções, errante por entre os comportamentos esperados de uma manada não pensante!

Ser diferente, corresponde a necessidade de ensinar para o mundo, a pensar, a actuar no respeito pelo próximo, pela diversidade, saindo da zona de conforto que nem sempre temos consciência em que estamos.

 O filme Captain Fantastic, revela entre o drama de se perder alguém que se ama, e a superação ao mesmo tempo em que é necessário incluir-se num modelo de vida que nem sempre se gosta! 

E ao desenrolar de cada passo, percebe-se o quanto é relevante a honestidade, a explicação com a naturalidade que os temas encetam, de forma que as crianças estejam preparadas para o mundo!

E fica a sensação que o estilo de ensino que se coloca nas nossas escolas é relativo, e em muitos casos redutor! Se me faz sentido este estilo de educação?

Em alguns pontos, sim, ensinar a sobreviver, no meio da natureza, a filosofar, a construir sempre um argumento, que possa potenciar debate de ideias! Ajudar a pensar por si!

Noutros, fica-se a pensar... como a não apresentação das várias realidades existentes, a percepção dos valores que vários praticam em distinção com os seus!

Contudo, apesar de todas as dificuldades, creio que estes miúdos estariam muito melhor preparados para o mundo, do que todos os demais!

E seria um dos ramos da educação que acho que seria importante dar a um filho!

...



Comentários