Visitas ao Passado

No dia de hoje a visita ao passado imperou! 
De uma necessidade de ir a um local, realizar uma missão, aconteceu o inesperado, visitar o local de origens dos medos, dos receios, das primeiras humilhações. 

O local que outrora havia sido enorme, maior que a minha vida inteira, afinal era pequeno! 

A visita a aldeia que me viu a crescer, a lembrar-me da partida atrás da camioneta com as tralhas todas, o passar pelas casas que foram de amas que tive. O visitar uma aldeia que outrora estava cheia de vida, e hoje era somente fantasmas! 

Apesar campos terem sido ceifados, e construídas casas novas e enormes por todos os locais, permitiu-me ver que apesar da riqueza, havia algo que não tinha mudado... o silêncio dos caminhos de terra, agora alcatroados. 

E no meio das pesquisas de coisas e devaneios, vou parar a minha tese!

No passado, a 8 anos atrás estudei os conceitos da confiança como base segura para a felicidade, nome pomposo, deveras! Contudo tão fundamental nos dias que demoram a passar.

Comecei a minha tese com...

“As nossas dúvidas são traidoras e fazem-nos perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.” William Shakespeare


e terminei com...

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." 

A reflexão que realizei de forma deverás pobre, sobre os resultados obtidos...

"Reflexão 

Relacionando as diferentes temáticas, verificamos a importância das primeiras relações na vida de cada indivíduo. Foi constatado neste estudo, que a existência de uma base insegura apresenta uma correlação com o aumento da ansiedade traço de cada individuo, relacionando por sua vez com o relato autobiográfico do individuo, nomeadamente na resolução do dilema confiança versus desconfiança (Erikson, 1969), onde a relação de confiança preferencial é com o pai, validando desta forma a construção de um script de base insegura da figura materna. 

Durante a análise das histórias de vida é verificado que a existência de figuras substituas afectivas parece conduzir a uma diminuição da ansiedade traço, como também minimizar as consequências negativas da ocorrência da falha básica, consequência de uma vinculação insegura. Redefinindo o modelo operante interno ajustado a nova realidade. 

Desta forma, conduzir a uma transmissão transgeracional da vinculação, reflectida na concepção pessoal de felicidade de cada um, pelo lado da generatividade, ou seja, a preocupação com o outro. 

Desta forma pode-se referir que o desenvolvimento da confiança, com base numa relação vinculativa com a mãe, diminuirá a ansiedade e consequentemente atenuará o surgimento do medo de serem felizes, arriscando e assumindo os diversos desafios ao longo de um ciclo de vida."

No meio disto tudo...


termino o dia com o pensamento: 

“As nossas dúvidas são traidoras e fazem-nos perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.” William Shakespeare

Comentários